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quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Aplicação do Jogo Corrida Algébrica com os Alunos do Pibid Turmas da Tarde

No dia 30 de Novembro foi aplicado Juntamente com os Alunos da tarde dos 1º, 2º e 3º anos da E M Vivina Monteiro o Jogo Corrida Algébrica.
O objetivo do jogo é desenvolver a habilidade de resolver equações algébricas com o cálculo mental através de um jogo lúdico; Estimular os estudantes na resolução de equações; Incentivar o cálculo mental; e Gerenciar o tempo quanto a resolução da expressão.
Instruções do Jogo
- O número de participante deve ser entre 2 a 4 pessoas.
- O número de carrinhos deve corresponder ao número de participantes.
- As cartas deverão ser embaralhadas, e viradas para baixo.
- Os carrinhos deverão ser posicionados na largada.
- O jogo é composto de um tabuleiro contendo 30 casas, sendo 5 com instruções e 25 com expressões algébricas. 55 cartas contendo números inteiros no intervalo de [ -5, 5], sendo 5 cartas para cada número desse intervalo.

Regras do Jogo

O jogo possui as seguintes regras:
- Os jogadores deverão lançar o dado inicialmente para definir a ordem em que sairão da largada. As ordens de saída serão definidas em ordem decrescente de acordo com o número obtido no lançamento do dado;
- O primeiro jogador deverá lançar o dado novamente para saber em que casa do tabuleiro irá cair. O mesmo deverá pegar uma carta, e com o número obtido substituir na expressão, podendo ser positivo (+) ou negativo (-), irá avançar/ recuar respectivamente o número correspondente de casas no tabuleiro.
- Se o resultado for nulo (0), o jogador permanecerá na mesma casa.
- O tempo máximo para responder a expressão é de 30 segundos, contados na ampulheta do jogo.
- Caso o participante erre ou não saiba responder a expressão no tempo da ampulheta (30 segundos), deverá retornar ao início do jogo.
- Se o jogador cair em uma casa que contenha algum comando ou instrução deverá executar na mesma rodada.
- Se o valor obtido na expressão for negativo e exceder o número de casas que ultrapasse o limite antes da largada, deverá o mesmo ficar até a largada. Da mesma forma, se o jogador ultrapassar o limite de casas após a chegada, será o vencedor do jogo.
- Caso as cartas acabem, deverão ser embaralhadas e colocadas novamente no jogo.

- O participante que chegar primeiro será o vencedor do jogo.

Bolsistas Responsáveis: Pedro Henrique de Lima e Thiago Félix Mota

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